Hipótese TCC: o que é e como formular passo a passo completo
A hipótese TCC é uma das estratégias super eficientes e norteadoras para se iniciar um trabalho. Mas, ainda assim, muitos alunos não sabem o que é e nem como formular essa etapa.
Começar um TCC muita das vezes é a pior parte do trabalho. Afinal, após estruturar as ideais e começar o desenvolvimento, tudo começa a fluir e se encaixar com o andar das pesquisas.
No entanto, o momento inicial pode ser apavorante para quem não sabe o que deve ser feito primeiro. Para driblar essa situação, existem algumas estratégias que ajudam muito na hora de começar e estruturar seu trabalho de conclusão de curso.
Para te ajudar nessa questão, respondemos algumas dúvidas sobre o que é a hipótese TCC, como fazer e alguns exemplos para facilitar a compreensão. Para saber mais, é só continuar a leitura e conferir!
O que é uma hipótese TCC e qual a sua função?
A hipótese TCC servirá para guiar o aluno e autor do trabalho a buscar pelas respostas e soluções para o problema encontrado. Ao defini-la, é possível delimitar melhor o assunto a ser estudado e evitar tomar caminhos longos e desnecessários.
Afinal, o foco no problema e no tema do seu TCC precisa ser mantido durante todo o trabalho, evitando questões que não sejam relevantes ou levem para outros problemas não explorados. Essa característica contará muito em sua nota e avaliação final.
Outro ponto interessante de se estabelecer hipóteses para o TCC está no incentivo que elas dão para a pesquisa, investigação e contestação ao longo do trabalho. Tudo isso deixará sua pesquisa mais interessante, útil e valiosa.
Como definição, podemos dizer que a hipótese TCC é uma afirmativa que busca responder o problema definido por sua pesquisa. Ou seja, as hipóteses são respostas possíveis ao seu questionamento com o tema do trabalho.
Após definir essas possíveis respostas, a sua missão será buscar dados que as refute ou as comprove, até que se encontrem as reais causas definitivas. Dessa forma, as hipóteses precisam ser feitas de acordo com o seu conhecimento no assunto.
Como formular essas hipóteses de TCC?
Em primeiro lugar, para definir o seu tema e foco de pesquisa, será preciso encontrar um problema dentro da área escolhida para estudo. Sendo assim, uma hipótese TCC só poderá ser formada após a definição desse problema.
Essa questão será a que norteará todas as suas pesquisas, coleta de dados, leitura de bibliografias e análises. Por isso, as hipóteses levantadas precisam ser afirmativas que respondam perguntas do tipo “como” ou “por que”.
No entanto, é importante lembrar que essas hipóteses, apesar de afirmativas, não devem ser certezas. Afinal, você precisará testá-las para descobrir o real motivo ou causa que responda ao seu problema de pesquisa.
Ou seja, uma hipótese TCC precisa sempre ser uma suposição. Por isso é importante que elas sejam construídas antes de iniciar o trabalho.
Nesse ponto, também é importante que você tenha um conhecimento básico sobre o assunto estudado. O que não será um problema, já que o assunto será relacionado aos seus estudos e aprendizados durante a graduação.
Dessa forma, você evita levantar hipóteses que sejam improváveis e que levem o trabalho para outro rumo, que não seja o foco. A dificuldade em chegar a conclusões sólidas poderá te levar a fugir do tema do trabalho e prejudicar sua nota e avaliação pela banca.
No entanto, não se preocupe com a comprovação de todas as hipóteses ao fim do trabalho. Afinal, a sua pesquisa tem a missão não só de elucidar as questões e encontrar respostas, mas também de refutar e contentas possibilidades.
Exemplos de como construir a sua hipótese TCC
Como comentamos acima, podemos definir a hipótese TCC como uma possível resposta para o seu problema de pesquisa. Com isso, um bom problema é o primeiro passo para formular boas hipóteses.
Feito isso, os próximos passos que você precisará tomar para criar suas hipóteses são bem práticos e simples. São eles:
- Sugerir respostas para a pesquisa de acordo com o seu conhecimento no assunto;
- Elaborar uma resposta ou justificativa para essas respostas possíveis,
- Unir todas essas informações em frases curtas e diretas, que serão as hipóteses definidas.
Exemplos:
Para demonstrar melhor e na prática como seriam as hipóteses de TCC, vamos imaginar um trabalho cujo tema seja sobre o abandono escolar dos adolescentes em uma determinada cidade ou região. Partindo desse ponto, o seu problema de pesquisa principal é descobrir o motivo desse abandono.
Dessa forma, podemos formular hipóteses como:
- O abandono escolar dos adolescentes está relacionado ao exemplo familiar dos pais que possuem baixa escolaridade.
- A alta taxa de jovens grávidas é o principal motivo do abandono escolar das adolescentes em (região ou cidade).
- O aumento no consumo e no tráfico de drogas na (região ou cidade) é o principal motivo de abandono escolar dos adolescentes.
- A crise econômica e desemprego dos pais é o maior motivo do abandono escolar dos adolescentes, que deixam os estudos em busca de trabalho para ajudar no sustento do lar.
A hipótese TCC é necessária em todos os trabalhos?
Apesar de ser muito importante e útil na maioria das pesquisas científicas, existem alguns tipos de TCC que não necessitam da criação de hipóteses. Ou seja, ela não é sempre necessária.
Alguns trabalhos de conclusão de curso possuem apenas um caráter exploratório, ou tem como foco fazer uma revisão literária e estudar a evolução sobre o assunto. Nesse caso, esses trabalhos são excelentes criadores de hipóteses.
Ou seja, dão espaço para novas pesquisas e novos projetos interessantes que partem de seus estudos. O que, inclusive, pode ser uma ótima dica para quem precisa criar hipóteses em seu trabalho.
Em trabalhos que visam à observação de outros estudos realizados e análise desses dados, a criação de hipóteses é dispensável. Afinal, não existe um problema foco, apenas um interesse em explorar mais e aprofundar-se no assunto.
Mas lembre-se, se o seu TCC apresenta um problema, elaborar as hipóteses de TCC é a melhor forma de começa-lo sem perder tempo ou arriscar-se em perder o foco ao longo da pesquisa. A boa organização e o planejamento são as chaves que te abrirão as portas para um TCC de sucesso e um desempenho incrível diante da banca!
Conclusão
Espero que essas dicas tenham sanado todas as suas dúvidas relacionadas à hipótese TCC e que elas te ajudem a seguir firme, rumo a um trabalho nota 10!
Leia o artigo sobre como fazer um TCC completo para saber como montar uma estrutura de sucesso.
Pode ver este artigo sobre capa, sumário e folha de rosto também.
Dúvidas sobre hipóteses pode ser colocada nos comentários abaixo ou na área de contato.
Acesse a área blog para conferir todos os artigos disponíveis!
Um forte abraço do seu amigo e orientador de TCC,
Marcos Cello
Siga-nos no PINTEREST e FACEBOOK:
Especifico, claro e objetivo, parabéns professor.
Obrigado pelo comentário!
No meu TCC não é necessário fazer a hipótese mas depois de ler este artigo eu acho que vou fazer uma sim
Olá Renan,
Também acho que é uma boa, ajuda bastante!!
Não sabia que era tão importante fazer a hipótese, vou fazer a minha pra ver se me ajuda a desenvolver
Olá Karina,
Vai ajudar bastante você!!!
Professor Marcos esse artigo me ajudou muito mesmo, obrigada por compartilhar de graça
Olá Josiane,
Que bom mesmo que pude ajudar você!