Cronograma TCC: como não se perder nos prazos
O TCC é um projeto que envolve diversas etapas e demanda muito tempo tanto para pesquisa, quanto para escrita e execução. Além disso, esse processo também envolve correções constantes feitas pelo orientador ou outros professores que possam ajudar na parte técnica e na parte estrutural e ortográfica.
Por isso, elaborar um cronograma e dividir todo o trabalho em partes e datas pré-estabelecidas é uma maneira de não se perder e nem se atrasar na entrega. Afinal, por se tratar de um trabalho profundo, alguns imprevistos podem surgir.
O cronograma TCC te ajudará a não acumular tarefas e se desesperar no final dos prazos, podendo fazer tudo de forma tranquila e organizada. Desse modo, você elimina os riscos de adiar o seu diploma ou formatura por não conseguir entregar tudo na data certa.
Confira a seguir nossas dicas de como planejar o seu cronograma TCC de forma prática e eficiente!
Como montar um cronograma de TCC
O primeiro ponto que você deverá levar em consideração antes de montar seu cronograma e definir os prazos é o tempo que você tem para preparar e executar todo o seu projeto.
Algumas faculdades e instituições de ensino estabelecem a data limite obrigatória de entrega do trabalho de conclusão de curso para o último semestre. No entanto, também é possível que esse prazo seja flexível e possa ser cumprido de forma antecipada.
Ou seja, em algumas instituições é possível entregar o TCC antes do último ano, se livrando assim da tensão de deixar tudo para o final e extrapolar os prazos.
Por isso, calcule quando você deseja ou precisa entregar o seu trabalho e veja quantos meses você terá para distribuir o seu cronograma TCC. Mas lembre-se, sempre coloque um ou dois meses de margem, dependendo do seu tipo de trabalho.
Caso o seu TCC seja um experimento e precise de coleta de dados sobre fatores que você não pode controlar, é interessante considerar um prazo pensando na hipótese de você ter que refazer todo o experimento ou pensar em outra vertente de estudos.
Para cada tipo de TCC o cronograma deverá ser ajustado. Afinal, um estudo de caso e uma revisão bibliográfica apresentam necessidades e processos diferentes, logo, precisam de prazos diferentes também.
Mas, de modo geral, podemos considerar os seguintes pontos na hora de montar o cronograma TCC:
Primeira fase
- Definição de tema;
- Levantamento bibliográfico inicial;
- Elaboração do problema de pesquisa ou teoria;
- Definição dos materiais e instrumentos que serão utilizados;
- Revisão de literatura;
- Apresentação do pré-projeto TCC ao orientador ou responsável na instituição;
Desenvolvimento
- Coleta de dados e informações;
- Avaliação e apuração dos resultados;
- Redação e escrita do desenvolvimento;
- Relatório final e conclusão;
Finalização
- Revisão do trabalho pelo aluno;
- Revisão do trabalho pelo orientador;
- Revisão ortográfica e verificação das referências e normas ABNT;
- Entrega do TCC;
Tendo em mente que você precisará passar por todas essas etapas, basta dividi-las de acordo com o prazo que você possui. Por exemplo, se houver um ano para a data de entrega, você poderá elaborar um calendário e datar por mês as atividades que serão feitas.
Lembrando que, essa divisão dependerá muito do tempo que você tem e do seu tipo de projeto. Por isso, quanto antes você conferir os prazos e montar o seu planejamento, mais fácil será conquistar o seu TCC de sucesso.
Como definir os prazos e entregas
A data final para realizar a entrega do seu TCC precisa ser vista de forma antecipada e sempre pensando nela como um prazo para estar tudo entregue e avaliado. Isso porque, se você mentalizar que tem até esse dia para fazer a primeira entrega, as correções, alterações e imprevistos podem fazer você perder o prazo.
Como só é possível se formar após a entrega e apresentação do trabalho de conclusão de curso, ao perder o prazo será preciso esperar pelo próximo semestre. Isso pode refletir em prejuízos econômicos e emocionais, após se dedicar e esperar tanto por esse momento.
Por isso, se a data limite de entrega é no dia 1º de determinado mês, se programe para ter tudo pronto, corrigido e encadernado pelo menos 10 dias antes dessa data. Se a sua instituição também exige a apresentação, quanto mais cedo você entregar mais tempo terá para preparar os slides e se acalmar para defender seu trabalho para a banca.
Para facilitar o seu planejamento prático no calendário, combine com seu orientador uma entrega periódica dos conteúdos a serem avaliados. Para isso, vocês podem dividir essa entrega por capítulo ou por fase.
Desse modo, você se certifica de que está fazendo tudo corretamente e o que for preciso ajustar no meio do caminho, poderá ser feito facilmente. Imagine escrever todo o seu TCC e só no final apresentar ao orientador, e perceber que logo no começo algum dado errado atrapalhou todo o resto do projeto?
Além do desespero e do nervoso, você terá perdido muito tempo e precisará refazer tudo, limitando ainda mais seus prazos. Por isso, defina bem essas entregas com seu professor e cumpra os prazos primeiramente com ele.
Além desse tipo de correção, planeje também uma pausa recorrente para correção de estrutura, ortografia e normas ABNT. Desse modo, você já vai acertando todos os detalhes no decorrer do trabalho, evitando deixar tudo acumulado para o final.
Algumas instituições oferecem professores específicos para verificação ortográfica e normativa. No entanto, se a sua não oferecer, vale a pena buscar por um profissional que possa te ajudar.
Afinal, tudo isso contará em sua nota final e determinará se o seu trabalho será ou não um sucesso.
Concluindo – Cronograma TCC
Ao dividir e planejar seu cronograma TCC em etapas e com prazos confortáveis, tudo ficará mais simples e fácil de ser executado. A boa organização é o que acaba com toda a tensão e dificuldade desse trabalho tão importante.
Aproveitando o seu tempo de maneira inteligente e mantendo sua disciplina ao cronograma, você verá como tudo fluirá bem e como os resultados refletirão em sua nota no final desse desafio. Por isso, coloque agora mesmo nossas dicas em prática e se prepare para arrasar nessa etapa final!
Veja como fazer um TCC passo a passo e qualquer dúvida deixe um comentário logo abaixo.
Um forte abraço do seu amigo e orientador de TCC,
Marcos Cello
Siga-nos no PINTEREST e FACEBOOK:
Não sabia bem como dividir as partes em relação ao semestre
Obrigado pelo artigo professor Marcos
Olá Caio,
Que bom que pude ajudar você a se organizar!
Muito bom o artigo, gostei bastante vai me ajudar muito
Olá Sandra,
Que bom que gostou, fico muito feliz!
Estava completamente perdido com os prazos do meu trabalho
Me ajudou muito
Olá Karina,
Que bom que pude ajudar você!!!